COLPOCITOLOGIA

Também conhecido como Papanicolau, exame preventivo de câncer do colo uterino ou simplesmente preventivo, compreende a análise das células esfoliadas do colo uterino e/ou paredes vaginais, proporcionando informes valiosos à saúde da mulher. A realização do exame de Papanicolaou é recomendada anualmente para todas as mulheres que possuam uma vida sexual ativa, independente da faixa etária ou condições financeiras. O espaçamento deste exame pode ser realizado após os 65 anos, a partir do momento em que os exames anteriores apresentarem resultados normais, sempre com o aval do seu ginecologista.

METODOLOGIA

Para este exame é realizado um raspado cérvico-vaginal. A paciente não deve estar menstruada, não deve ter relações
sexuais nem fazer uso de duchas ou cremes vaginais por 02 dias antes da coleta.

PROCEDIMENTOS DE FIXAÇÃO E ACONDICIONAMENTO:

Sendo assim, procede-se a identificação com as iniciais da paciente na extremidade fosca da lâmina, logo depois colher a amostra com espátula de Ayres e escovinha. Imediatamente após a realização dos esfregaços devem ser fixados com Citofix, borrifando a uma distancia de 15 cm ou pingando de duas a três gotas e espalhando pela lâmina. As lâminas devidamente identificadas devem estar acondicionadas em tubetes  próprios ou caixinhas. Todos os materiais podem estar dentro de uma caixa térmica ou recipiente fechado em temperatura ambiente.

REQUISIÇÃO DO EXAME:

A requisição médica é um documento e deve ser preenchido corretamente, com letra legível, deve estar assinada e conter o nome do médico solicitante, CRM, carimbo e seu telefone para contato. Deve obrigatoriamente conter nome completo do paciente, idade, sexo, etnia, nome da mãe, antecedentes pessoais e familiares de relevância para o diagnóstico, identificação do material, lembrar sempre de informar as hipóteses clínicas, resultados de exames de colposcopia e exames anatomopatológicos e citológicos pregressos relevantes.

PROCEDIMENTO DE BIOSSEGURANÇA:

As amostras podem ser potencialmente infectantes até sua fixação. Devem ser manuseadas conforme as normas existentes.

ENVIO DE MATERIAL AO LABORATÓRIO

Nossos agentes logísticos retiram os materiais nos Hospitais conveniados, estão preparados e treinados com Curso de Movimentação Operacional de Produtos Perigosos – MOPP utilizando os meios necessários para sua segurança e do material.